sábado, 1 de setembro de 2012

O que veio a ser a " Belle Époque " ???



A Belle Époque foi o período que decorreu na Europa entre 1890 e 1914, ano em que começou a Primeira Guerra Mundial. A expressão Belle Époque, contudo, só surgiu depois do conflito armado para designar um período considerado de expansão e progresso, nomeadamente a nível intelectual e artístico. Nesta época surgiram inovações tecnológicas como o telefone, o telégrafo sem fio, o cinema, o automóvel e o avião, que originaram novos modos de vida e de pensamento.
Foi uma fase de grande desenvolvimento na Europa, favorecida pela existência de um longo período de paz. Tratou - se de uma época de otimismo entre a população , que passou a ter uma grande crença no futuro. Simultaneamente, os trabalhadores começaram a organizar sindicatos e partidos políticos, nomeadamente os socialistas.
Nas grandes cidades o ambiente mudou radicalmente, o que era visível nas principais avenidas, onde se multiplicavam os cafés, os cabarets, os ateliers, a galerias de arte e as salas de concertos, espaços frequentados pela média burguesia, que tinha cada vez mais posses. O núcleo da Belle Époque era Paris, na altura o centro cultural do mundo.
Houve também grandes progressos a nível da química, da eletrônica e da siderurgia, assim como da medicina e da higiene, o que permitiu fazer baixar as taxas de mortalidade.
Uma das formas encontradas para celebrar todos estes progressos, foi a organização da Exposição Universal de Paris,que teve lugar em 1900, nos Campos Elísios e nas margens do rio Sena.

A Belle Époque terminou com o eclodir da Primeira Guerra Mundial, nomeadamente porque as notáveis invenções daquele período passaram a ser utilizadas como tecnologia de armamento.



Na Moda:


Durante o período que compreende a Belle Époque, a moda mudou bastante. Inspirada nos moldes da Art Noveau ( corrente artística caracterizada por curvas e por buscar inspiração na natureza ), a moda da época exigiu bastante das mulheres . A silhueta em S (seios volumosos projetados para frente, cintura muito fina e quadris largos ) estava em voga e era conseguida a base do uso de espartilhos e corpetes muito apertados, que muitas vezes, faziam as portadoras deles desmaiarem, de tão apertados que eram.
Os vestidos eram bastante ornamentados, cheios de rendas, frufrus, babados, laços e muita reda em tons claros. Usavam juntamente com o vestido, chapéus, luvas, jóias e um guarda-sol. O cabelo era usado preso numa espécie de coque no alto da cabeça e arrematado com um topete na frente , a lá Pompadour ...
Mas conforme as mulheres foram ganhando mais espaço, trabalhando fora, dirigindo seu próprio carro dentre outras coisas, então essas roupas se tornaram muito "incômodas" para tais atividades. Costureiros da época perceberam isso e criaram roupas para que as mulheres se sentissem mais a vontade, mas sem perder a elegância.
O primeiro passo para tal foi abandonar o espartilho, dai os vestidos ficaram mais soltos, fluidos, inspirados pela Art-Decó e pela  moda oriental ( trazida pelo Balé Russo ). O percursor dessa moda foi o costureiro Paul Poiret.
Desde então a roupa feminina foi ficando cada vez mais simplificada , como resposta aos novos anseios das mulheres : mais liberdade e igualdade ! É a modernidade !!!

Estilistas famosos do período: 

Jacques Doucet (1871), Rouff  (1884), Jeanne Paquin (1891), Soeurs Callot (1895) ,Paul Poiret (1903), Madeleine Vionnet (1912)

Some pictures :











Bem, é isso. Espero que tenham gostado do post . Então até a próxima !!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares