quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Cosplays ...

Cosplays: uma tribo urbana ???

As tribos urbanas, também chamadas de subculturas ou subsociedades  são constituídas de microgrupos que têm como objetivo principal estabelecer redes de amigos com base em interesses comuns. Essas agregações apresentam uma conformidade de pensamentos, hábitos e maneiras de se vestir. Vou falar agora de uma das mais interessantes tribos urbanas, os " cosplays " .



Cosplay (コスプレ Kosupure) é abreviação de costume play ou ainda costume roleplay (ambos do inglês) que podem traduzir-se por "representação de personagem a caráter" .  Consiste em disfarçar-se ou fantasiar-se de algum personagem real ou ficcionalconcreto ou abstrato, como, por exemplo, animesmangáscomicsvideojogos ou ainda de grupos musicais — acompanhado da tentativa de interpretá-los na medida do possível. Os participantes (ou jogadores) dessa atividade chamam-se, por isso, cosplayers.





 O fenômeno do cosplay chegou ao Japão na década de 80 por meio de Nobuyuki Takahashi, que ficou surpreso com o costume ao visitar um Wordcon, que começou a incentivar a pratica no Japão pelas revistas de Ficção Científica. Tornou-se comum no Japão durante as Comic Markets  (criadas em 1975), que se celebram em Odaiba (Tóquio), lugares de compra e venda de Dōjinshi. Esse evento prosseguiu desde então e se realiza regularmente. Lá, grupos de japoneses vestiam-se de seus personagens favoritos de mangásanimescomics e videojogos. Assim pois, tal prática sempre tem sido muito relacionada com aqueles produtos. Contudo, com o passar do tempo, foi-se estendendo a outros domínios, em conceitos e culturas, ganhando foro internacional. 






Com a popularização do anime nos anos 90, o cosplay japonês tornou-se popular no mundo todo, tratando-se de caracterizações de personagens existentes, enquanto que os primeiros cosplays (norte-americanos) estendiam-se principalmente à criação de personagens, não somente se prendendo aos pré existentes.



O cosplayer se caracteriza como um personagem de algum livro, mangá, jogo ou filme que queira homenagear; representa a personalidade deste; e em alguns eventos pode até mesmo competir com outros cosplayers em concursos, embora o grande barato e diversão sejam a exposição e o contato social gerado dentro do ambiente. Para todos os cosplayers, fazer um cosplay não é simplesmente se vestir como o personagem, mas sim virar o personagem, ser ele, se tornar ele, viver como ele, odiar e gostar das mesmas coisas que o personagem, isso tudo enquanto o cosplayer ainda estiver caracterizado.







Já no Brasil ...

Em convenções de jornada nas estrelas e RPG no final da década de 1980 já se encontravam fãs fantasiados de seus personagens favoritos. Todavia, tal caracterização não era ainda conhecida como cosplay, pois o termo, na época, ainda começava a se difundir no Japão. Demais, o ato de se fantasiar não era visto como um passatempo por seus praticantes, manifestando-se nas convenções apenas como um elemento de expressão dos fãs. No final da década de 1990, com a popularidade do anime Cavaleiros do Zodíaco, surgiram as primeiras convenções de anime e mangá no país, fazendo assim essa atividade ressurgir, então com nome e características próprias, e os concursos. 

Os sites "Arquivo Cosplay Brasil" e "Cosplay Party Br" foram alguns dos pioneiros a tratar do assunto no Brasil. Em 2002 ambos se uniram, formando o Cosplay Brasil, que reúne a maior comunidade brasileira de praticantes e simpatizantes do cosplay.




O visual dos cosplayers é realmente inspirador. Por mais que seja inspirado em personagens de ficção, dá pra alegrar as produções do dia-a-dia com pitadas desse estilo tão criativo. Melhor ainda : que tal adotar alguns elementos dos looks cosplays numa balada, por exemplo ??? 



3 comentários:

  1. Muito bacana seu blog, o layout é muito bacana, também tenho um site sobre cosplay acesse: http://www.4cosplay.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que vc curtiu o blog, obrigada mesmo ! Eu adoro os looks dos cosplays, com certeza vou visitar seu site !

      Excluir

Postagens populares